Um expositor de calçados parte de dois aspectos principais: a funcionalidade e o valor que agrega ao produto.
A funcionalidade compete ao poder de colaborar esteticamente com a estruturação da vitrine. O movimento causado pela inserção dos expositores, mantendo alguns calçados mais altos e outros mais baixos, torna a área expositiva menos monótona e muito mais atraente.
Essa questão funcional se complementa justamente com o poder do expositor de agregar valor ao produto exposto:
Imagine um Scarpin Prada, com salto stiletto, cabedal em couro texturizado e solado emborrachado sendo apresentado em um expositor de acrílico com o canto trincado, de aspecto fosco e já amarelado pelo tempo de uso.
Nota que há uma (grande) incompatibilidade?
Além de funcional, o expositor precisa estar alinhado com o produto que suporta e com a identidade da marca, ou terá um efeito inverso, depreciando aquele item.
Agora, venha conosco e conheça cinco tipos de expositores de calçados que podem ajudar sua loja a vender ainda mais:
Estes expositores são um grande trunfo da loja e um verdadeiro “xodó” do profissional de visual merchandising. Isto se deve à sua grande versatilidade, pois podem expor calçados, bolsas rígidas, joias, bijuterias, relógios, entre diversos outros itens.
Além disso, o cubo pode repousar sobre a prateleira ou ainda ser colocado em pé (na vertical ou horizontal), o que oferece diversas opções de montagem de vitrine fazendo uso de apenas um tipo de expositor.
Normalmente eles são feitos em acrílico, madeira ou metal. A vantagem dos dois últimos em relação ao acrílico é a longa durabilidade e a manutenção de seu aspecto original por muito mais tempo, enquanto o acrílico pode trincar e amarelar já após algumas semanas.
O apoio para o calçado pode ser reto (paralelo à prateleira) ou inclinado, mas a grande vantagem é possibilitar variação de altura nos produtos expostos.
Imagine uma coleção de primavera-verão, com uma bandeja da vitrine repleta de rasteiras e sandálias baixas. Agora pense nessa bandeja quando a coleção de outono-inverno chegar, com sapatilhas e botas. Os expositores precisarão resolver os “problemas” da nova exposição – ou você sofrerá com espaços vazios na vitrine.
Estes expositores têm uma altura que normalmente varia entre 20 cm e 40 cm, propiciando maleabilidade estética e auxiliando muito a criatividade do visual merchandiser.
3 – Expositores Minimalistas
Muito úteis em uma estratégia de VM na qual o produto fica próximo à prateleira e se tem o objetivo de que o expositor chame a menor atenção possível.
Quase sempre são inclinados e costumam possuir lixa no apoio para o calçado, evitando que o mesmo escorregue.
Você encontrará opções em acrílico e metal. Também neste caso dê preferência ao metal, pois além do aspecto mais sofisticado do aço inox, as peças de acrílico costumam quebrar com muita facilidade.
4 – Expositores de Vários Níveis
Conhecidos também como “Expositor Escadinha”, normalmente possuem de três a oito níveis, comportando até DEZESSEIS PÉS.
Além do aspecto bastante agradável e compatível com a maioria das arquiteturas de lojas, é uma excelente alternativa para otimizar espaços.
Também costuma ser utilizado em locais de passagem de clientes, pois torna-se um “vendedor” a mais dentro da loja. E lembrando um princípio do varejo: o produto deve estar sempre na direção da vista e ao alcance das mãos!
São os expositores projetados exclusivamente para a sua loja!
Normalmente, frutos de um desenvolvimento conjunto entre o pessoal de marketing e VM da marca e o parceiro responsável pela fabricação.
Estes expositores podem ser confeccionados em madeira, metal, acrílico, mármore e até papelão – caso o tempo de uso seja reduzido – o mais importante é se adequar à necessidade da marca. E pode haver também uma mescla de materiais dentro de um mesmo projeto.
O ponto principal é pensar primeiro no branding e na mensagem que aquele expositor deverá transmitir.
Assim como mencionamos no início, o expositor de calçados vai muito além de funcionalidade. Ele é o artifício que ajudará seu cliente a entender os benefícios do seu produto, pagando o que ele realmente vale.
Pense que tudo naquele expositor (cor, formato, material, posição…) precisa ter um por que. Nada é por acaso. Tenha isto em mente e este será um bom ponto de partida para esboçar ideias.
Bom, você viu que quanto aos Expositores Especiais a criatividade é o único limite, né?! E como sabemos que não há limites para o pessoal da moda, então é só alegria! 🙂
E, aí? Gostou desse texto e quer ficar sabendo em primeira mão dos nossos próximos artigos?
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