Segundo o Ministério da Saúde, a tendência é um leve aumento no ritmo da vacinação nas próximas semanas, resultando em um total de aproximadamente 150 milhões de doses aplicadas até a segunda semana de agosto. Apesar de não ser o cenário ideal, a queda nas ocupações de UTIs Covid estão possibilitando flexibilização nas restrições ao comércio. Um exemplo são os shoppings de São Paulo que voltaram a funcionar até as 22h.
Trazemos estes dados como um pano de fundo para a primeira grande data do segundo semestre do varejo nacional: o Dia dos Pais. Ao contrário de 2020, a perspectiva deste momento é positiva. E com base nisso e na nossa expertise, gostaríamos de compartilhar com você algumas dicas que consideramos valiosas!
Centenas de milhares de famílias perderam algum ente querido para a Covid-19 – dentre eles, muitos pais. Isso torna indispensável um cuidado especial neste sentido. Talvez uma comunicação em massa não seja bem recebida e desencadeie emoções negativas em seu cliente, atrelando isto à sua marca.
Tenha tato em sua mensagem, se aproxime “com jeito” e entenda quando um cliente simplesmente optar por não prosseguir com um diálogo.
ATENDIMENTO CONSULTIVO
A sugestão de presentes para datas comemorativas já é prática comum do varejo, mas sua marca pode ir um pouco além caso ajude primeiro o consumidor a entender o perfil do usuário do produto em questão.
Comece ajudando seu cliente a identificar se o pai dele é uma pessoa mais contida ou alegre, de negócios ou despojado, para só depois relacionar com uma sugestão de presente. Isto vai inclusive valorizar o seu produto, pois no subconsciente do consumidor já haverá uma associação daquele item com o seu pai.
PROCESSO DE VENDAS FLUÍDO
Independentemente de ser um canal de vendas físico ou no ambiente digital, não podem haver ruídos nessa comunicação: preço incorreto no ponto de venda; site que demora para carregar; problemas com a interação humana; produtos sem estoque; entre diversos outros fatores que facilmente fazem um cliente desistir da compra. E se no digital basta um “ALT + TAB”, no shopping ele apenas se retira e entra na loja vizinha.
Lembre-se: o seu cliente está contente por poder presentear alguém que ama, e a última coisa que deseja é encontrar obstáculos neste processo.
O pai do seu cliente é único – e ele deseja que o presente também seja!
Naturalmente é algo que varia muito de negócio para negócio, pois pode ser a gravação do sobrenome em uma caneta até um calçado feito sob medida, mas o mais importante é mostrar que sua loja se preocupa com o indivíduo e o enxerga como pessoa única, não como um grupo aleatório de consumidores.
Quando você olha para a Pietá, de Michelangelo, todo o significado dela está ali. É óbvio que há conceitos subjetivos e que para uma análise mais aprofundada é necessário saber quem é o artista e qual o contexto da obra, mas pode-se dizer que ela basta por si só.
Já no que se refere a marketing, vendas, varejo e comunicação, tudo tem um começo, um meio e um fim. Isto significa que uma vitrine, bem como todos os seus elementos (paleta de cores, expositores, manequins, produtos, iluminação…) precisam ter uma justificativa – e “apenas” ser bonito não basta.
Pergunte-se:
• Qual é o objetivo desta vitrine?
• De que ângulo os clientes costumam visualizar este setor?
• A prateleira seguinte é convidativa? Faz o cliente entrar na loja?
• A proposta de cores tem coerência com a identidade da marca?
• Qual sensação a estética dos manequins provocam no cliente?
• Faz sentido utilizar expositores cromados para esta coleção ou deveriam ser brancos?
Visual Merchandising não é apenas a estética. É mais sobre a sensação que causa no consumidor.
Sua loja está impecável. Você escolheu bem os produtos e montou uma vitrine arrebatadora. Mas tudo isso precisa de um toque final que talvez seja o mais importante: o lado humano de tudo isso!
Seja um presente de Dia dos Pais que custe R$ 20 ou R$ 10.000, ele SEMPRE será um presente emocional, repleto de fatores envolvidos nele. Por isso é crucial que sua equipe compreenda isto e traduza essa percepção em forma de um atendimento acolhedor, honesto e empático. Que receba o cliente com carinho e o atenda de forma genuína, como quem de fato busca ajudar.
Não há outro jeito de a sua marca ser lembrada positivamente no futuro!
Não citamos a importância do álcool em gel e nem do uso ininterrupto de máscara, pois não vemos este ponto como apenas uma dica, mas como comportamento obrigatório de toda loja.
Ainda em tempo, desejamos que todos tenham uma data alegre e que seja um alento em meio a tantos dias densos.
A Display Style desenvolve e fabrica expositores, cenografia e mobiliários para que sua loja receba melhor o seu cliente, se diferencie da concorrência e venda muito mais.
Se você precisa de qualquer apoio neste âmbito, fale com a gente!