A retomada do varejo tem se intensificado e já é possível perceber que se trata de um caminho sem volta neste “novo normal”.
Assim como o varejista deseja recuperar logo o prejuízo originado pela pandemia, o consumidor também espera poder reencontrar família e amigos com mais tranquilidade, podendo-os inclusive presenteá-los até pelas datas que se passaram sem celebração – e o Natal é uma oportunidade perfeita para ambos.
Isto mostra que um forte movimento no varejo neste final de 2021 é uma tendência certa. Mas o que fazer para aproveitar a data da melhor forma?
Selecionamos algumas dicas que podem ajudar sua loja a se diferenciar da concorrência e vender muito mais. Acompanhe a seguir…
Quando o tema é marketing, vendas, varejo e comunicação, tudo deve ter um começo, meio e fim. Isto significa que uma vitrine, bem como todos os seus elementos (paleta de cores, expositores, manequins, produtos, iluminação…) precisam ter uma justificativa – e “apenas” ser bonito não basta.
Pergunte-se:
• Qual é o objetivo desta vitrine?
• De que ângulo os clientes costumam visualizar este setor?
• As primeiras prateleiras são convidativas? Elas fazem o cliente entrar na loja?
• A proposta de cores tem coerência com a identidade da marca?
• Qual sensação a estética dos manequins provoca no cliente?
• Faz sentido utilizar expositores pretos para esta coleção ou deveriam ser brancos/cromados?
Visual Merchandising não é apenas estética. É muito mais sobre a sensação que causa no consumidor.
CENOGRAFIA
O público que visita os shoppings e demais centros comerciais em época de Natal já sai de casa esperando encontrar algo diferente.
Um projeto cenográfico, que não precisa ser de alto investimento, mas que esteja alinhado com a identidade da marca e sobressaia perante às demais lojas, pode ser o diferencial que fará seu cliente entrar na loja.
O ideal é contar com um parceiro especialista em visual merchandising para projetar a cenografia, mas caso não seja possível, busque referências externas, reúna a equipe para ouvir opiniões, pesquise a concorrência, conheça qual será o mote da campanha de Natal do seu shopping… enfim, invista tempo nessa construção. Pode estar aí o diferencial entre um Natal de bons ou maus resultados em vendas.
EXPOSITORES CORRETOS
A coleção de calçados, bolsas e acessórios para Natal e Réveillon possuem suas particularidades e apelos específicos.
É importante que, ao menos os principais produtos de cada linha, estejam acomodados em expositores coerentes com tais peças.
Um expositor correto tem o poder de potencializar a percepção de valor de um produto, fazendo com que o consumidor enxergue com maior clareza os seus atributos e benefícios – incidindo em um realmente aumento nas vendas.
Sua loja está impecável. Você escolheu bem os produtos e montou uma vitrine arrebatadora. Mas tudo isso precisa de um toque final que talvez seja o mais importante: o lado humano de tudo isso!
Seja um presente simples que custe apenas alguns reais ou mais elaborado e de maior valor, sempre será um presente emocional, repleto de fatores envolvidos. Por isso é crucial que sua equipe compreenda este contexto e traduza essa percepção em forma de um atendimento acolhedor, honesto e empático, que receba o cliente com carinho e o atenda de forma verdadeiramente genuína.
Não há outro jeito de a sua marca ser lembrada positivamente no futuro!
PROCESSO DE VENDAS FLUÍDO
Independentemente de ser um canal de vendas físico ou no ambiente digital, não podem haver ruídos na comunicação: preço incorreto no ponto de venda; site que demora para carregar; problemas com a interação humana; produtos sem estoque; entre diversos outros fatores que facilmente fazem um cliente desistir da compra. E se no digital basta um “ALT + TAB”, no shopping ele apenas se retira e entra na loja vizinha.
Lembre-se: o seu cliente está contente por poder presentear alguém que gosta e a última coisa que deseja é encontrar obstáculos neste processo.
Mostre para seu cliente que a loja segue sendo um ambiente seguro, portanto:
• Incentive a vacinação completa dos seus colaboradores;
• Cuide para que toda a equipe da loja utilize corretamente a máscara;
• Disponibilize álcool em gel em diferentes pontos do estabelecimento;
• Incentive – e possibilite – o distanciamento físico;
• Sempre que possível, promova a circulação do ar dentro do ambiente.
Por experiência, sabe-se que um cliente compra mais quando se sente à vontade em um ambiente – e sentir-se seguro é o primeiro passo para isto!
Que a sua loja tenha excelentes resultados neste fim de ano e isto já seja uma premissa de um 2022 muito promissor!
A Display Style desenvolve e fabrica expositores, cenografia e mobiliários para que sua loja receba melhor o seu cliente, se diferencie da concorrência e venda muito mais.
Se você precisa de apoio, fale com a gente!