O que é Visual Merchandising?
É o conjunto de todos os estímulos visuais no ambiente de varejo, envolvendo tudo o que é percebido pelo consumidor. O VM é muito mais que a composição da vitrine, é uma combinação de técnicas de marketing e comunicação visual que tem como principal objetivo valorizar produtos, marcas e também o próprio ponto de venda. Assim, o estabelecimento se sobressai aos olhos do cliente e potencializa a compra.
A forma como uma vitrine e a própria loja são organizadas, como os produtos são dispostos e apresentados, as cores das paredes, painéis com imagens, o sistema de iluminação, o material utilizado, o uniforme dos colaboradores, o aroma, a música ambiente, a embalagem e diversos outros elementos, são todos pensados e planejados com esmero pelo profissional de VM. Esses indicadores são importantes para o seu negócio e certamente ganha pontos entre os consumidores, pois, o motivo da sua escolha vai além do preço, produto ou conveniência, mas sim o tipo de experiência que o consumidor vivencia.
Por envolver tantos aspectos diferentes, o VM não pode ser compreendido apenas como comunicação visual, abrange também técnicas de arquitetura, design de interiores, psicologia do consumidor e marketing. Segundo pesquisa da Nielsen (líder mundial em pesquisa no cenário de consumo), 70% da decisão de compra acontece no interior da loja, justamente devido aos estímulos proporcionados por aquela experiência.
A disputa pelo cliente é ininterrupta e extremamente acirrada e obriga a loja a se atualizar e inovar constantemente. Assim, o VM torna-se de extrema importância e deve ser considerado desde a elaboração do projeto de criação da loja até o planejamento de marketing. Sua influência nos resultados comerciais é inquestionável.
A nossa ideia com este Blog é gerar diálogos e apresentar nossa visão alicerçada em um know-how de mais de vinte anos, abordando temas como:
• Dicas de vitrines para datas comemorativas
• A importância do Visual Merchandising para o varejo
• Estratégias de Visual Merchandising que você deve saber
• Como aumentar as vendas da minha loja?
• Como fazer a cenografia da loja?
São estes temas, entre outros, que passaremos a propor a partir de hoje, sempre no intuito de aprofundar o debate e fomentar a disseminação de um conhecimento prático e realmente aplicável no dia a dia do varejo.
Agradecemos qualquer contribuição que você possa dar através do canal nossoblog@displaystyle.com.br.
Um abraço,
Equipe Display Style.