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O Uso das Cores no Varejo

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O Uso das Cores no Varejo

A composição de cores de uma marca ou loja é um poderoso elemento dentro do varejo.

Uma paleta bem elaborada é determinante para o alcance dos objetivos, pois tem influência direta na decisão de compra do consumidor, moldando seu sentimento em relação a um produto ou experiência.

De acordo com o secretariado internacional de cores de Seul, 92,6% das pessoas afirmam que o fator de influência visual é o nº 1 na decisão de compra, acima até de gosto ou cheiro. Além disso, as cores facilitam o reconhecimento de uma marca em até 80% – basta pensarmos no vermelho da Coca-Cola ou no roxo da Nubank.

Em pesquisa da KISSmetrics, foi apontado que 26% das pessoas consideram laranja, amarelo e marrom “cores baratas”; e também indicou que 57% dos homens e 37% das mulheres tem o azul como sua cor favorita.

As cores possuem uma construção social e cultural muito forte, o que explica marcas concorrentes utilizarem paletas similares, como os fast-foods. O bônus da simbologia representada por aquela cor é superior ao possível “prejuízo” por não se diferenciar tanto das outras empresas nesse aspecto.

Agora, vamos às particularidades de algumas cores:
Amarelo: cor alegre e vibrante, mas que necessita de cuidado ao ser utilizada, pois sua saturação também pode repelir.
Azul: dependendo do tom, transmite confiança e segurança. Em tons mais escuros pode ser associada a bens de maior valor ou a produtos intangíveis, como seguros.
Laranja: apresenta agressividade e excitação, estimulando a ação de um indivíduo. Utilize-o em “compre agora” ou “aproveite”.
Preto: esbanja sobriedade e poder. Frequentemente é utilizado para produtos de luxo, além de ser eficiente também na compra por impulso.
Verde: associado à riqueza, é uma cor relaxante e de grande aceitação.
Vermelho: denota energia, aumenta o senso de urgência (promoções e nos fast-foods) e pode até acelerar o batimento cardíaco (por isso está presente em placas de “perigo”).

Obviamente, todas essas observações são superficiais, já que diversos fatores também influenciam na percepção que um indivíduo possa ter sobre uma cor.

Considerando tudo isso, veja a seguir algumas dicas para o seu projeto:
• Trabalhe com 2 a 3 cores na vitrine;
• Use combinações, contrastes e variações;
• Intensifique a luz para destacar cores e produtos;
• Evite trabalhar com luz fria para produtos coloridos;
• Crie espaços psicológicos em sua vitrine;
• Entenda como as cores afetam as emoções;
• Pense no seu público-alvo: homens e mulheres são afetados diferentemente pelas cores;
• Use a regra 60 – 30 – 10. 60% uma cor dominante, 30% cor secundária e 10% cor de acabamento;
• Por fim, observe os concorrentes.

O grande desafio é atrelar a “personalidade” de cada cor com a identidade da sua loja.

Isso torna imprescindível um estudo aprofundado e a união de outras áreas neste processo, como: marketing, visual merchandising e operacional, criando uma estratégia de comunicação verdadeiramente eficaz.

Na dúvida, faça testes. Há cores que despertam sentimentos diferentes dependendo do tipo de produto e/ou segmento do negócio. E lembre-se: um teste por vez – você precisa saber o que está realmente funcionando.

Em breve falaremos sobre as tendências de cores para as próximas coleções.